domingo, 2 de janeiro de 2011

Recesso Contemplativo

Espirito Santo ficou prá trás há uns bons dias. Ávidos de provar uma comida com sotaque mineiro, feita no fogão de lenha em dia chuvoso. Paramos numa cantina beira de estrada. Nome do lugar: distrito de SIMPATIA. Maria, a chef local e que supostamente pensamos ser uma mineira extraviada em terras vizinhas, impressão causada pelos sabores provados nos revelou uma bela história de vida.
Nascida no Ceará há exatos 48 anos, partiu cedo para o sonho da Transamazônica - rodovia baluarte da propaganda do período da Ditadura Militar, o sonho de cruzar a floresta de ponta a ponta, levando "desenvolvimento". Lá, aos 14 anos, ela subia num banquinho para cozinhar para mais de 20 trabalhadores e receber por semana, uma pasta de dentes, um sabonete phebo ou similares,como pagamento por semana.
Após 5 anos, ela deixou a região próxima de Altamira, casou e se aboletou nas terras do Espírito Santo, acabando em Simpatia. Buchada, rabada, comida nordestina original. -Sei fazer, gosto muito. Tem um criador de bodes aqui que separa os ingredientes prá mim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário