segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Sana: charme despojado

Não poderia deixar o Rio de Janeiro sem visitar o Sana, pontos dos alternativos localizado na Serra Fluminense. A comunidade investe no meio ambiente e realiza diversos projetos visando a preservação do lugar,lindíssimo, com cachoeiras e um ar assim... de despojamento completo. A simplicidade em primeiro plano. A começar pela gostosa comidinha caseira bem baratim.
A estrada, ao lado do rio, oferece visuais incriveis com direito a cachoeiras, vaquinha no campo, placas de sinalização personalizadas e belas cenas de crianças tomando banho no rio no centro da cidadela - sinal de pouca poluição dos mananciais.



domingo, 23 de janeiro de 2011

Cabo Frio - Bom, bom. Bombom

Cabo Frio é uma dessas cidades que parece que foram feitas para abrigar a rotatividade. Turismo intenso, mas fugaz. De consumo. Mas linda. Boas lojas de compras, rua dos biquines. Uma livraria charmosa que atende aos desejos dos turistas leitores. Um passeio pela orla com suas praças com fontes, esculturas de bronze lindinhas simulando brincadeiras de roda. Atende bem a demanda de quem vem com crianças, praias de águas calmas e praçinhas para passear ao entardecer com brinquedinhos que as crianças adoram. O Museu do Surfe é um atrativo bem especial, coordenado por um coroa que ama a arte. Pranchas de surfe e skate de todas as épocas, muitas raridades.
Dramática (fuleragem) é a situação em que a grande leva de turistas deixa as praias e os principais monumentos locais. Na praia do Forte, onde as tartarugas passeiam faceiras, copos de sorvete, garrafas descartáveis e outras quinquilharias descartáveis.


quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Praia dos Fornos - Arraial do Cabo UAUUUU

Na praia dos Anjos pegamos uma Taxi Marítimo (chique bem) para a Praia dos Fornos, onde se pode chegar também via caminhada partindo do Porto morro acima e abaixo. Simplesmente de cair o queixo. A transparência da água, pássaros, areia branquinha e uma fauna riquíssima é estonteante. Lugar lindo prá mergulhar, nadar ou ficar jacarezando na beira da praia. Única fuleragem local: excesso de lixo. Um absurdo a quantidade de latas, plásticos e outras porcarias largadas no local pelos porquinhos de plantão. Afora os suínos veja que paraíso.



Arrraial do Cabo: peixe, peixes, peixes

Arraial do Cabo à primeira vista, passa a imagem de um vilarejo de pescadores que foi invadido, produzindo uma devastação arquitetônica de doer os olhos. Sem estacionamento e casas conmstruídas de forma desordenada, o mais badalado ponto de mergulhos do Rio de Janeiro e do país. Peca pela falta de planejamento urbano.O que garante a sua supremacia é mesmo a natureza privilegiada do lugar, onde acontece o fenômeno da ressurgência - encontro de corrente marinhas quentes e frias que favorece a intensa diversidade da fauna da sua costa. A começar pelo porto da praia dos Anjos, de onde saem os barcos para o passeio pelas praias e ilhas da região.Lá pude avistar de cara uma tartaruga faceira por entre os barcos.
Um atrativo á parte nessa praia, onde a pesca de forma quase industrial, é o restaurante do Fernando. A Barca foi montado por ele após a dedicação a inúmeras viagens pelo país embarcado.Nativo e filho de pescador, Fernando oferece uma barca e moqueca de peixe de muito respeito. Delícia.





Praia do Forno- Búzios: Tô frita

Entardecer, lá pelas 6 da tarde, Praia do Forno. Maravilhas do Sudeste, praia com sol até às 7 da noite. Lindo Lugar. Montanhas que se debruçam no mar transparente. Água cristalina, mas..
gelaaada, assim como o preço da cerveja na praia. Dez reais por uma cerveja: tô frita! Cinco reais um refri: Tô assando! Seis reais por um copinho de suco e sem cadeiras de vime, nem deck, nem taças. Numa cadeira velha da skol e mesa suja. Como diria um amigo: Tô paassaaaada!
Ficam as imagens, lindas e de graça.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Búuuuuzioooos:Azeda, Azedinha porém doce

Uma breve caminhada e eis que surge a Azedinha. Susto!!! Algumas dezenas de metros de praia disputadoS. Olha aqui, acolá. Deixa eu me encaixar nesse cantinho, uiii. Fico imaginando a paz prazerosa do morador dessa singela casa há uns bons 30 anos. A beleza suprime qualquer desconforto, mas a água é gelada para os padrões nordestinos. Me veio a lembrança da infância. Brincar com a água e pedra de gelo do congelador.


Azedinha: sotaques e sotaques. Mais melanina, menos melanina e flashes, muitos clikes e clichês.

Buuuuuzios: paradisíaca

Lugar predileto de famosos e anônimos, Búzios conseguiu me seduzir apesar do seu intenso fluxo turístico internacional e mineiro. Na chegada, dois impactantes transatlânticos e uma procissão de gringos, levaram os meus neorônios calcularem o preço da aventura em dolar. Mais.... em libras esterlinas.


Mas entre tantas e sedudoras alternativas de compras, gastronomia e afins, prevalesce a sabedoria do necessário. Almoçamos muito bem no restaurante na praçinha da Praia pagando um preço que faria corar de vergonha os donos restaurantes de shopping centers. Comida caseira, saborosa e com vista para a praça e suas obras de arte. Brigitte Bardot é muita disputada para o meu gosto. A praia dos Ossos é uma cortina que se abre aos encantos e e seduções buzianas.

Do paraíso ao caos

Após seguir de Nova Friburgo para Cabo Frio apenas dois dias antes acontecer a maior tragédia da história do município, perdi um pouco a inspiração para postar. Mesmo estando num mais deslumbrantes paraísos brasileiros como Búzios e Arraial do Cabo, conforme vou postar a seguir. Voltar a Lumiar, distrito de Nova Friburgo, me deu a dimensão emocional desta triste história. Muitos amigos que perderam familiares, amigos, carros, a cidade 5 dias dias sem energia, sem acesso. Todos reunidos na padaria que alugou um gerador para acompanhar notícias recentes,após uma noite de pânico como muita chuva com raios de trovoadas jamais vistos por lá. Em Lumiar e São Pedro, os danos foram mais emocionais. Doe se puder para as vítimas de Friburgo.Eu já o fiz e gostaria de fazer ainda mais. Algumas imagens antes do caos.Praça do Centro do Nova Friburgo.


segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Lumiar ao Sol - Ufaa!!!!!

Obaa, hoje tem cachoeira. Sobe ladeira, desce ladeira, São José. Pancada de água gelada prá lavar a alma. Saí carrego!!!



E na Toca da Onça, ôo delícia, prainha na beira do rio, rodeado por uma floresta tomando uma geladinha no bar da Maria E...... Bolinho de aipim com carne seca ou de queijo e .... PASTEL! (fuleragem da gastronomia local) A gente ainda encara uma truta, peixinho da região.
CULTURA ÚTIL - Sabe quando a cerveja em lata está gelada? Aperta a lata, se amassar tá no ponto. E tome Devassa e Itaipava prá compensar tantos dias de chuva.




Eh devassidão. Pedra Riscada, quatro horas de trilha para gente normal até chegar ao topo. Eu? creio que umas 8 horas com direito a 50 paradas. Dá pra eu não! (que fuleragem, devia ter um teleférico kkk)Praçinha de Lumiar. Point da cidade prá ouvir música e conversar abobrinhas e inhames.

Ninguem é feito de açucar - últimos dias do ano

Às margens do rio Macaé - Encontro do Rios. Hoje não tem rafting. Mas tem bolinho de aipim com carne seca (bolim de macaxeira com charque) e pastel.



Lá em Galdinópolis, viramos seres da roça e não deu prá visitar a comunidade do tear, que fabrica umas peças lindas


Lumiar - a serrana alemã-suiça e fluminense

Faz um bom tempo que aportei pela primeira vez em Lumiar- Nova Friburgo - RJ. Fechamos o ano e abrimos 2011 com chuva, muita chuva e frio - Chuvópolis. Como ninguém é feito de açucar paroveitamos para conhecer os jardins do Nego a 17 km do Centro de Nova Friburgo. Esse artista baiano com mais de 60 anos, esculpiu no barro do próprio local, grandes e encantadoras obras de arte.Em ritmo de sombrinhas e frevo, ou dançando na chuva...


terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Churrasqueira que se transforma em lareira

Ano Nova! Vida Nova! Estamos em Chuvópolis! Após 8 dias, e chove chuva todo dia em Lumiar-Rj. O artigo que li outro dia sobre um norte americano seguidor do Osho, sobre a transformação que podemos promover em nossas vidas não está associada a locais ou técnicas ultrametódicas e transcendentais tem nos ajudado. Resolvemos que no frio a churrasqueira é a mais maravilhosa lareira que pode existir. Lá fora faz frio e chove, mas aqui, está quentinho, é preciso apenas caprichar na hora de acender, Prá não cansar, comprar uma pastilha de alcool. É uma maravilha.
Aqui no Riuuu, o Bentivi canta: Benthviiiir! benthiviiirr! Uma fuleiragenzinha da natureza. kkkkk.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Recesso Contemplativo

Espirito Santo ficou prá trás há uns bons dias. Ávidos de provar uma comida com sotaque mineiro, feita no fogão de lenha em dia chuvoso. Paramos numa cantina beira de estrada. Nome do lugar: distrito de SIMPATIA. Maria, a chef local e que supostamente pensamos ser uma mineira extraviada em terras vizinhas, impressão causada pelos sabores provados nos revelou uma bela história de vida.
Nascida no Ceará há exatos 48 anos, partiu cedo para o sonho da Transamazônica - rodovia baluarte da propaganda do período da Ditadura Militar, o sonho de cruzar a floresta de ponta a ponta, levando "desenvolvimento". Lá, aos 14 anos, ela subia num banquinho para cozinhar para mais de 20 trabalhadores e receber por semana, uma pasta de dentes, um sabonete phebo ou similares,como pagamento por semana.
Após 5 anos, ela deixou a região próxima de Altamira, casou e se aboletou nas terras do Espírito Santo, acabando em Simpatia. Buchada, rabada, comida nordestina original. -Sei fazer, gosto muito. Tem um criador de bodes aqui que separa os ingredientes prá mim!